Instalação do BUD avança e marca nova etapa na mobilidade metropolitana
Publicado em 14/11/2025 por Rádio Aurora FM
As obras de instalação dos trilhos do Bonde Urbano Digital (BUD) começaram na última quinta-feira (6) sob responsabilidade da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep). A intervenção prevê a implementação dos ímãs que serão usados para guiar o bonde digital no trajeto, que contará com 1,3 km de extensão que contará com 1 km na Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel e 300 metros no Terminal São Roque, em Piraquara.
A implantação dos trilhos iniciou pela demarcação dos pontos onde os ímãs serão instalados, processo conduzido por engenheiros topográficos. As marcações foram definidas com precisão para garantir que o BUD tenha autonomia para sair e chegar aos terminais, além de operar com segurança ao longo do trajeto.
Para perfurar os locais onde os ímãs serão fixados, foram utilizadas brocas especiais com, em média, 3,5 cm de diâmetro e 5 cm de profundidade. Após a colocação, os ímãs são cobertos com uma resina especial. Ao todo, a obra prevê a realização de 1.300 furos, com 1 metro de distância entre cada um.
A instalação na rodovia conta com apoio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), já que uma das faixas está parcialmente bloqueada para o trânsito. No entorno do Terminal São Roque, equipes da Prefeitura de Piraquara auxiliam na segurança dos usuários e dos trabalhadores.
Segundo o presidente da Amep, Gilson Santos, o BUD deve iniciar sua operação em 2025. Ele afirma que todo o projeto segue dentro do cronograma e que, após a conclusão da infraestrutura, diversos testes serão realizados antes do início do transporte de passageiros. Caso tudo ocorra conforme o previsto, a operação com usuários pode começar ainda este ano.
O Bonde Urbano Digital terá capacidade para 280 passageiros, com tarifa igual à do sistema metropolitano, atualmente em R$ 5,50. O tempo de viagem será semelhante ao realizado pelos ônibus, porém com mais conforto e menor impacto ambiental. Durante a fase de testes, os ônibus que fazem o trajeto entre Pinhais e Piraquara continuarão funcionando normalmente.
Com 30 metros de comprimento, ar-condicionado e operação bidirecional, o BUD pode atingir até 70 km/h, velocidade superior à dos ônibus do sistema BRT. Sua vida útil estimada é de 30 anos, três vezes maior do que a de veículos convencionais.
O modelo é equipado com sensores, radares e câmeras que permitem rastreamento automático, orientação autônoma e proteção eletrônica ativa, garantindo mais segurança no trânsito mesmo compartilhando as vias com outros veículos. Além da sustentabilidade, o sistema tem custo de implantação até três vezes menor que o de um VLT e pode ser instalado em até um ano em corredores de até 15 quilômetros.
Desenvolvido pela empresa chinesa CRRC Corporation, o BUD tem despertado interesse de outros estados e países por combinar tecnologia de ponta, sustentabilidade e viabilidade operacional. A previsão é que a linha entre Pinhais e Piraquara comece a operar até o fim deste ano.
