Piraquara Ganha Novo Posto Avançado de Monitoração Eletrônica da Polícia Penal
Publicado em 27/11/2025 por Rádio Aurora FM
Estrutura inédita no Complexo Penitenciário visa otimizar atendimento de monitorados e fortalecer segurança na região.
A Polícia Penal do Paraná (PPPR) inaugurou o novo Posto Avançado de Monitoração Eletrônica (PAM), uma extensão estratégica instalada no Complexo Penitenciário de Piraquara. A nova unidade tem o objetivo de aprimorar a gestão e otimizar o atendimento de milhares de pessoas que utilizam a tornozeleira eletrônica na região.
A criação desta base específica, que fortalece as atividades da Divisão de Monitoração Eletrônica (DME), permitirá a realização de todo o suporte técnico e social aos monitorados. Entre os serviços oferecidos estão a instalação e manutenção dos equipamentos, verificação de inconsistências, orientações e o acompanhamento direto.
Segundo o diretor-adjunto da PPPR, Maurício Ferracini, a estrutura foi pensada para dar mais eficiência ao sistema: "O Complexo de Piraquara administra uma média de 8 mil presos. A criação de uma base específica para atendê-los dá mais celeridade, mais segurança, reduz deslocamentos desnecessários e, claro, dá uma pronta resposta para o trabalho."
O chefe da DME, Cláudio do Carmo Xavier, destaca que a proximidade com os usuários é crucial para o sucesso da medida. O atendimento mais célere possibilita a resolução praticamente imediata de qualquer falha no equipamento, o que contribui diretamente para a redução dos índices de descumprimento das medidas judiciais.
O novo PAM de Piraquara não atenderá apenas as unidades prisionais do Complexo, mas também as pessoas que residem nas regiões de Pinhais e Quatro Barras, tornando o suporte mais acessível. Atualmente, o Paraná possui a maior estrutura de monitoração eletrônica do País, com cerca de 19 mil tornozeleiras ativas e mais de 50 postos de atendimento e fiscalização.
